sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Conceitos Fundamentais de Comunicação Corporativa

Comunicação Corporativa é o total dos esforços da organização para comunicar eficiente e lucrativamente. O mix de ações específicas depende fortemente das características da organização e sua relação com os grupos de interesses, que podem incluir os funcionários, os fornecedores, a comunidade, os clientes, entre outros. A Comunicação Corporativa tem valor estratégico, na medida em que traz vantagem competitiva. Os principais objetivos atribuídos a ela são motivar, convencer e informar os públicos internos e externos à organização.

Como toda disciplina de Comunicação, a Comunicação Corporativa envolve grande variedade de técnicas que misturam conhecimento e pesquisa com intuição e bom senso, sendo característica fundamental a interdisciplinaridade de suas fontes, que incluem entre outras, a Antropologia e a Sociologia, a Linguística, a Psicologia, a Teoria da Comunicação, o Marketing e a Administração de Empresas.

Para efeito didático, é comum que a Comunicação Corporativa seja apresentada como parte, ou subfunção, de Relações Públicas. Porém, considerando a prática do mercado de trabalho, devemos considerá-la como um conjunto de funções gerenciais relacionadas à comunicação com os diversos públicos da organização. Nesse sentido, a Comunicação Corporativa pode integrar as mais diversas tarefas, conforme as necessidades de cada organização. Por exemplo, o setor de Comunicação Corporativa em uma empresa pode ser responsável por tarefas com Relações com Investidores, Relações com Funcionários e com a Comunidade, Relações com a Mídia, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas, Gestão de Crises, entre outras.

Quanto à estratégia, a Comunicação Corporativa pode assumir quatro formas básicas:

  • Foco na Mídia: O objetivo é obter a máxima cobertura de mídia de todas as maneiras possíveis. É uma estratégia primitiva e limitada, o que não significa que não seja muito empregada.
  • Informação Pública: O objetivo é disseminar mensagens unidirecionalmente, usando newsletters, jornais internos, entre outras. Neste modelo, a empresa não está interessada em coletar feedback.
  • Bidirecional Assimétrica: A empresa abre um canal para coleta de feedback, mas de forma enviesada para os interesses da organização. Por exemplo, a empresa faz pesquisa junto aos seus públicos, mas somente para descobrir quais são os melhores canais para enviar-lhes mensagens.
  • Bidirecional Simétrica: Nesta forma mais moderna, a empresa abre a possibilidade de diálogos,  dedicando-se a interagir e responder às questões levantadas pelos seus públicos.

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